1/1

“Gerar oportunidades de acesso, socialização e profissionalização, canalizando a rebeldia de adolescentes e jovens para a formação humana através da arte e da cultura” 

HISTÓRICO
 

A Associação Arebeldia Cultural tem sua sede na comunidade do Alto Vera Cruz, região leste da capital mineira, onde nasceu o artista Flávio Renegado, um dos seus fundadores ao lado da produtora cultural Danusa Carvalho.

Foi no encontro dos dois que o desejo ganhou mais força e forma através de ações de formação sociocultural que em 2009 deu vida à Associação Arebeldia Cultural.

 

Com o objetivo de incentivar o protagonismo, incentivando e fomentando a educação, formação profissional e participação comunitária de pessoas de baixa renda expostas às vulnerabilidades relacionadas às condições de moradia, baixa escolaridade e acesso restrito ao mercado de trabalho. 
 

A Associação acredita que a transformação social parte do desenvolvimento do indivíduo, para o desenvolvimento territorial e passa necessariamente, pelo percurso: Ocupação – Reconhecimento – Apropriação – Transformação. Foi a partir daí que construiu os pontos de método que suportam todas as ações realizadas.
 

Ocupação: a Arebeldia parte da ocupação local seja através dos equipamentos e instituições já instaladas ou pela instalação da sua presença no território.

Reconhecimento: toda comunidade se faz no conjunto de recursos individuais, familiares e comunitários.

É necessário que esse tecido social seja reconhecido e valorizado pela instituição e pelos próprios moradores para que compreendam sua história e definam de forma resiliente os caminhos que seguirão.
 

Apropriação: reconhecer e responsabilizar-se pelo patrimônio comunitário e o individual é condição primeira para o desenvolvimento do protagonismo.

Transformação: resultado do processo de ocupação, reconhecimento e apropriação assegurando melhorias significativas nos indicadores de qualidade de vida coletivos e individuais.

Em 2015 a atuação da Arebeldia foi reconhecida e a entidade recebeu a titulação de utilidade pública municipal, estadual e federal: 

Utilidade Pública Municipal – Decreto N. 16.086 de 11 de setembro de 2015 

Utilidade Pública Estadual – Proposição de Lei N. 22.774 de 19 de novembro de 2015 

Utilidade Pública Federal – Portaria N. 2.002 de 03 de dezembro de 2015 

 
Associação Arebeldia Cultural
Associação Arebeldia Cultural
Associação Arebeldia Cultural
Associação Arebeldia Cultural
 

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIA-LA 

1/50

1/38

1/20

REALIZAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO AREBELDIA  

A cultura sempre esteve, para a Arebledia, como a propulsora da transformação pessoal e social que os fundadores perseguem. As primeiras ações focaram na construção de metodologias próprias de intervenção através do intercâmbio, reconhecimento e utilização de tecnologias sociais desenvolvidas e adotadas por outas instituições do terceiro setor e grupos associativos. 

Foram desenvolvidas oficinas e palestras (2009/2015): 

Penitenciária Lemos Brito – Salvador/BA 1.336 detentos 

Centro de Internação Dom Bosco – Belo Horizonte/MG 160 internos 

Cidade dos Meninos – Neves/MG 1.500 alunos 

Spetáculo –Tema principal para espetáculo dirigido por Gringo Cardia Rio de Janeiro/RJ 

Voz do Morro – visita e palestra no  Complexo do Alemão/RJ 

Laboratório do Facebook -As. Unas –Palestra e debate com juventude Heliópolis/SP 

Circuito Mova-se projeto de música na periferia de BH (Barreiro, Centro-Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Pampulha e Venda Nova)   

 

Em 2016 a sede provisória foi inaugurada na comunidade do Alto Vera Cruz onde vem desenvolvido ações a partir de quatro Núcleos de Trabalho: 

Cultura, Lazer e Turismo 

Educação e Desenvolvimento Social 

Saúde e Esporte 

Geração de Trabalho e Renda 

Após a inauguração da sede, em maio de 2016, foi realizado um Diagnóstico de Demandas na comunidade com o objetivo de reconhecer a relação que os moradores estabelecem com os equipamentos públicos e comunitários do território e quais as demandas que apresentam em relação aos quatro Núcleos de Trabalho da Associação. 

CONSTRUÇÃO DA NOSSA SEDE

Em 2015 a Associação realizou a reforma do imóvel onde Flávio Renegado nasceu e que sua mãe doou para ser a sede provisória da Arebeldia. Segundo o próprio Renegado o barraco de sua mãe sempre foi o lugar em que ele sonhou realizar seus maiores sonhos.

O projeto arquitetônico foi realizado, de forma voluntária, pelo arquiteto Isay Weinfeld reconhecido como um dos maiores arquitetos do Brasil e que fez para a Arebeldia sua primeira obra social. 

O novo prédio terá 4 andares que abrigarão salas de oficina, aúdio, vídeo, 01 café, biblioteca, galeria de arte e 01 teatro com capacidade para 100 pessoas. Os espaços serão destinados para o desenvolvimento das ações da Associação e ocupação da comunidade através de projetos comunitários, coletivos, grupos organizados e outras demandas.

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIA-LA 

OFICINAS

DE PRODUÇÃO

CULTURAL | 2018

PROJETO

MUTIRÃO DE

NATAL DA 

ASSOCIAÇÃO

AREBELDIA | 2018

CIRCUITO

GASTRONÔMICO

DE FAVELAS | 2018

 

PARCERIAS QUE SOMAM
 

A Associação Arebeldia Cultural sempre buscou parcerias para viabilizar seus projetos, apoiando-se em leis aprovadas nas esferas municipais, estaduais e federais e contando com a colaboração de voluntários.

Com o projeto da NOSSA SEDE em mãos, essa parceria tem se tornado fundamental para alcançar nosso grande objetivo de erguer o novo espaço. E para que isso possa de fato acontecer, gostaríamos de contar com SUA AJUDA, seja de forma voluntária ou doando um valor à seu critério para nossa associação.

Para saber como ajudar, mande um e-mail para administrativo@arebeldia.org.br ou ligue +55 (31) 99211 9714 e saiba mais informações. 

 

Faça sua parte! Clique na imagem abaixo e SEJA NOSSO PARCEIRO!

AJUDA.png
ADRA Brasil
Casulo Cultura
Full
 
 

Rua Desembargador Braulio, 167 - Alto Vera Cruz
Belo Horizonte , MG / 30285-170

Tel: 

   

 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

   +55 (31) 99211 9714

@2017 - All rights reserved - Associação ARebeldia Cultural

DESENVOLVIDO POR

cora.png